RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL
- RESUMO
O artigo aborda uma nova tendência do mercado, a responsabilidade Sócio-Ambiental, na sua origem e desenvolvimento. Nos dias atuais a comunidade, passou a valorizar mais os produtos e serviços ecologicamente corretos, exigindo cada vez mais das empresas uma nova postura ética em relação ao meio ambiente. Quanto mais as empresas estão aderindo a produtos e serviços ecologicamente corretos, mais elas estão descobrindo que o investimento nessa área pode ser bem lucrativo, criando um diferencial competitivo e agregando valores aos olhos de seus consumidores. Existem instrumentos que auxilam as empresas nesse compromisso com a ética e o meio ambiente, como: as leis ambientais, o Protocolo de Kyoto, a Agenda 21, que obrigam as empresas e sociedades a repensarem seus objetivos e ideais.
Andreza Mirella Rosa
ROSA, M. A.; BÁRBARA, A. N.; PACHECO, J. D. C. S.; Prof. Esp. VEVDRAME, F. C.; Profª M.Sc. SILVA, H. H. R. da. RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL. São Paulo: Lins, 2009. Disponível em: http://200.159.127.206/encontro2009/trabalho/aceitos/CC30220260800.pdf; Acesso em: 14 Junho 2010..
Vale investir em responsabilidade social empresarial?
Stakeholders, ganhos e perdas
1 O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL?
1.1 Introdução
[...] Richard Daft (1999, p. 98) define a responsabilidade social como sendo “(...) a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organização”.
[...] “(...) a questão da responsabilidade social, vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos”.
LOURENÇO, A. G.; SCHRÖDER, D. S. Vale investir em responsabilidade social empresarial? Stakeholders, ganhos e perdas. São Paulo: periópolis, 2003. Disponível em:
. Acesso em: 14 junho 2010.