Segundo Lourenço e Schoder (2003), o conceito de responsabilidade social tem mudado com o tempo e com as circunstâncias. Rosa et. al. (2009) Afirma que uma das possíveis definições para o termo seria o relacionamento ético da empresa com todos os grupos de interesse que influenciam ou são impactados pelos stakeholders (acionistas).
Esse tema está cada vez mais presente nas discussões atuais, devido a uma conscientização mundial. No Brasil “ganhou forte impulso na década de 90, através da ação de entidades não governamentais, institutos de pesquisa e empresas sensibilizadas para a questão” (LOURENÇO; SCHRODER, ano, p.5).
A responsabilidade social baseia-se e alguns princípios que permitem a realização de algumas ações estratégicas. Uma delas, segundo Rosa et. al. (2009), é a preservação do meio ambiente, que pode ser feita a partir da gestão de recursos e a oferta de produtos ecologicamente corretos.
Este trabalho tem como finalidade entender como atualmente é imprescindível que as empresas tornem-se ambientalmente responsáveis, para melhorar seu desempenho, competitividade e lucratividade.
O trabalho foi realizado através do método de revisão bibliográfica. Nos próximos tópicos apresentaremos o problema de pesquisa, os objetivos (geral e específicos), e as hipóteses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário